quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Podcasting e seus custos

Como disse Fernanda Rosa no post anterior, ser um “radialista” com a tecnologia Podcasting está, de graça, ao alcance de qualquer pessoa. Desde que tenha um computador equipado com programas para edição de áudio, que também podem ser gratuitos, independente de concessões governamentais nem de equipamentos caros.
O que ainda representa custo é a hospedagem dos arquivos MP3 em sites que permitam o download desse formato. "No Brasil, o preço de espaço em disco para hospedagem de arquivo ainda é alto", afirmou Sérgio Teixeira Jr. jornalista e apresentador do podcast "Ultra Studio” em entrevista ao site UOL. "A velocidade com que esses arquivos podem ser baixados dos sites nacionais também não é muito boa, o que pode deixar o download muito lento e também derrubar seu programa, caso várias pessoas resolvam baixá-lo ao mesmo tempo".

Teixeira utiliza o servidor Godaddy.com, americano, para hospedar o seu programa: "Pago cerca de 30 reais (US$ 9,95) por mês e não tenho de me preocupar com a quantidade de pessoas que baixam os meus programas. O plano oferece 100 gigabytes de transferência de arquivos por mês e 2 giga para arquivo". Segundo o apresentador, é possível guardar cerca de 40 programas de uma hora nesse espaço. Num servidor brasileiro, como o Locaweb.com, por exemplo, um plano semelhante custaria mais de R$ 300.

De fato, até agora, todos os podcasts são gratuitos. Mas um dos pais da idéia, o empresário Adam Curry (ex-VJ da MTV americana), declarou em entrevista à revista Newsweek, em dezembro de 2004, que estaria em negociações para transformar o podcasting em um "negócio rentável".

Ainda não é possível afirmar se "negócio rentável", neste caso, quer dizer que os podcasts passarão a ser cobrados pois exitem limitações para seu uso comercial. Uma das mais graves é a impossibilidade se de usar o podcasting para transmissões ao vivo -o que limitaria sua aplicação jornalística. Mesmo assim, diversas empresas noticiosas, como a BBC, CNN, ESPN e ABC já aderiram ao podcasting como forma de disponibilizar seus programas em arquivo. E a questão de direitos autorais também é um aspecto que enevoa o futuro do podcasting de programas musicais. Ao contrário do streaming, um podcast musical pode ser considerado uma forma de distribuição gratuita de música online, por ser, essencialmente, um download de músicas em MP3.

Carolina La Croix

Nenhum comentário: