segunda-feira, 5 de novembro de 2007

O que é IPTV? (por Thatiana Terra)

O QUE É IPTV - Ricardo Murer


INTRODUÇÃO

A televisão como nós a conhecemos nunca mais será a mesma depois da IPTV. O paradigma do espectador passivo, que recebe uma programação determinada pela emissora e não tem como definir o que quer assistir, quando e como quer assistir a um programa está chegando ao fim. A convergência entre a programação televisiva e as capacidades de interatividade da Internet apresentam uma nova realidade, uma real convergência digital chamada IPTV.
A IPTV ainda está na sua infância mas é esperado que nos próximos anos tenha se tornado um produto de massa. Num curto período de tempo, o mercado de IPTV vai superar o de banda larga, que nos próximos 5 anos deve atingir mais de 600 milhões de clientes. O número de assinantes de serviço IPTV deve dobrar dos atuais 6.4 milhões para 13.3 milhões em 2007, com mais de 48 milhões de lares no mundo todo que deverão assinar o serviço até 2010, segundo pesquisas do Gartner Group. A IPTV é vista pelos operadores de serviços de telecom como um serviço essencial, pois deverá ajudar a reduzir o churn e aumentar as receitas em face ao declínio do tradicional modelo de telefonia fixa.


O QUE É IPTV?

A televisão por meio de protocolo Internet ou Internet Protocol Television - IPTV - é uma tecnologia para entrega de serviços de televisão digital e outras mídias por meio de uma conexão banda larga. A IPTV é uma tecnologia abangente com amplas funcionalidades, da aquisição, a codificação e decodificação, ao controle de acesso e gerenciamento de conteúdo de vídeo, entrega de TV digital, filmes sob demanda, assistir programação previeamente armazenada e serviços interativos multimídia.


POR QUE IPTV?

A Internet foi a responsável pelo surgimento de uma nova geração de consumidores, mais ativos, participativos e exigentes não só em relação a qualidade da imagem e do som, mas também nos recursos e controle sobre a programação. A questão é: esses novos clientes exigem dispositivos interativos. Fato é, que hoje, muito do que a televisão oferece acontece de forma analógica, sem qualidade, unidirecional, sem interatividade e com limitados canais de programação. A IPTV é completamente digital, uma via de mão dupla, com um número ilimitado canais e alto grau de interatividade.



FONTE: http://www.softv.com.br/artigos/o-que-e-iptv.pdf

Um comentário:

Unknown disse...

Thatiana,

sempre é bom divulgar novas tecnologias! Obrigado pela referência!

[]s

R. Murer
CEO
SOFTV