segunda-feira, 5 de novembro de 2007

O que é IPTV? (Eliane Martins - 13h)

O conceito de IPTV (Internet protocol television) é, em grande parte, viabilizado pela difusão do IP (Internet protocol) e pela evolução das plataformas que permitem a oferta de serviços de transmissão de conteúdo em vídeo (streaming on demand), utilizando uma infra-estrutura IP convergente.

A combinação do binômio IP+TV é a expressão do conceito da convergência de mídias: voz, vídeo e dados. Muitas vezes confundido com o serviço de Web TV - em que o PC é utilizado para assistir a programas e canais de TV -, o serviço de IPTV permite o uso de uma rede banda larga para entregar conteúdo de TV potencialmente acrescido de serviços interativos.

Os serviços de IPTV se aproveitam da capacidade e da natureza bidirecional das redes banda larga para oferecer uma grande dose de interatividade e atender à crescente sofisticação dos requisitos dos assinantes que buscam, cada vez mais, serviços individualizados e personalizados que lhes permitam escolher o que e quando assistir, em contraposição à menor flexibilidade inerente ao formato convencional dos serviços de broadcast oferecidos hoje.

Vídeo sob demanda (VoD), gravação seletiva de conteúdo e aplicações interativas como jogos online figuram na lista de serviços IPTV que ilustram as tendências de consumo relacionadas com uma maior flexibilidade conferida ao usuário final.

O advento da IPTV abre novas oportunidades de negócio para as operadoras de telecomunicações, que agora, pelo menos em tese, têm elementos para colocar em prática uma oferta Triple Play (voz + acesso Internet banda larga + TV) ou até Quadruple Play (Triple Play + celular).

O acesso banda larga passa a ser o veículo utilizado não apenas para acessar a Internet e fazer chamadas utilizando VoIP, mas também para assistir à TV. Ou seja, ele passa a ser o meio de transporte de inúmeros serviços digitais para uma residência, viabilizando o que se denomina digital home convergence.

Nenhum comentário: