terça-feira, 6 de novembro de 2007

Podcast

Entenda o que é podcast

Os podcasts --também chamados de podcastings-- são arquivos de áudio transmitidos via internet. Neles, os internautas oferecem seleções de músicas ou falam sobre os mais variados assuntos --exatamente como acontece nos blogs. A palavra que determina esta nova tecnologia surgiu da fusão de iPod (toca-MP3 da Apple) e broadcast (transmissão via rádio).

Além de possibilitar a divulgação de diversos temas --que rádio teria programas para fãs de "Star Trek" ou admiradores de literatura russa?--, os podcasts libertam os ouvintes da grade de programação. Os arquivos, baixados em computadores ou tocadores portáteis, podem ser ouvidos a qualquer hora.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u19678.shtml

Podcasting: primeiros passos para entender e ouvir


Se você ainda não sabe muito bem o que é podcasting, pode ser uma boa hora para aprender. Nos últimos meses, essa palavra, que descreve uma forma de circular arquivos de som em MP3 pela Internet, escapou dos círculos de "iniciados" e ganhou a atenção da imprensa.

Músicas, trechos de músicas, narrações, sons avulsos, entrevistas ou a mistura disso tudo em MP3 não são novidade na internet. A novidade trazida pelo podcasting é que, com ele, é possível, para um ouvinte, receber automaticamente as novas edições de um programa de rádio sem que tenha de visitar a todo o momento o site em que ele é produzido. A cada nova edição do programa, ou podcast, neste caso, o ouvinte é notificado e o programa é automaticamente baixado em seu computador.

Depois disso, é só escutar o podcast. No próprio micro ou num tocador portátil de MP3. Apesar do nome dessa tecnologia estar associada ao player iPod, da Apple, qualquer marca de tocador portátil de MP3 pode reproduzir um podcast (arquivo transmitido via podcasting). O lema do podcasting, aliás, é: "ouça seu programa favorito quando e onde você quiser".
Atraídos por essa promessa, só nos Estados Unidos, cerca de 11 milhões de ouvintes já compõem o público de podcasts, segundo artigo de John Markoff, repórter especial de tecnologia do The New York Times, publicado em abril. É um número comparável à população da cidade de São Paulo (10,4 milhões) e impressionante para uma tecnologia que não tem um ano de vida.

Para receber um podcast, basta que o ouvinte faça uma assinatura do programa que lhe interessa, adicionando o endereço específico da transmissão em seu software de podcast. O fato dessas assinaturas e programas serem gratuitos é outro atrativo do podcasting.

FONTE: http://musica.uol.com.br/ultnot/2005/07/29/ult89u5843.jhtm

Nenhum comentário: