sábado, 3 de novembro de 2007

Benefícios e Impossibilidades - Patricia Monteiro

Benefícios da Tecnologia

Na prática, as empresas de telecomunicações poderão entrar no negócio de Pay TV, oferencendo assim um pacote completo (4Play: Telefonia, Banda Larga, Telefonia Móvel e TV por Assinatura.

Nas Redes convencionais todos os canais são enviados para o consumidor, estando presentes á entrada do receptor. No IPTV os canais são disponilizados a pedido. Em situações mais favoráveis de compressão estarão presentes dois canais, o que permite a visualização de um e a gravação de outro, limitando-se apenas a banda disponível do usuário.

O IPTV é a oportunidade das operadoras de telecomunicação de definitivamente se tornarem Triple Players, ou seja, provedoras de telefonia, internet e televisão, assim como já são muitas das Operadoras de TV a cabo no país.

No Brasil a NET já oferece o pacote 3Play, com TV, Banda Larga e Telefonia, com o VOIP da Embratel.

Além de beneficiar as telcos, esta tecnologia permite maior interação dos usuários com a TV, trazendo a escolha de conteúdo para suas mãos, além de poder significar uma redução significativa no valor do pacote fechado, em uma única conta.

O IPTV opera portanto de forma diferente dos sistemas tradicionais de televisão (cabo, satélite e terrestre), dado que só os programas selecionados e os conteúdos "on-Demand" são distribuídos ao consumidor. O IPTV dispõe sempre de duas vias de comunicação, oferecendo uma verdadeira interatividade entre o utilizador e o sistema.

Com a IPTV é possível, por exemplo, atender a uma chamada telefônica na televisão e ver, em uma janela Picture-in-Picture, a imagem da pessoa com quem se está falando. É possível, também, comprar imediatamente um produto que esteja sendo anunciado, ou que seja exibido em uma novela.

Para se ter um serviço de IPTV de alta qualidade, nível Brodcasting é necessário uma banda larga de pelo menos 8 megas.

Impossibilidades

Atualmente, a tecnologia só funciona com ADSL2+ sobre linha telefónica, mas estão previstos planos para integrá-la na televisão por cabo convencional.

Nenhum comentário: