quinta-feira, 1 de novembro de 2007

IPTV x WEB TV (Aline Teixeira)

A principal diferença entre os vídeos colocados no YouTube (web tv) e os filmes que serão acessados via IPTV é a qualidade. O objetivo da IPTV é conseguir transmitir imagens de alta definição - da mesma qualidade que um DVD, por exemplo. Além disso, os filmes teriam recursos como pause, avanço e retrocesso, legendas, etc.

Isso significa que você poderá acessar o mesmo conteúdo que a TV a cabo no seu notebook? Ainda não. Todos os serviços que estão sendo trazidos para o Brasil usam o protocolo IP (que permite a transmissão de dados na internet) mas não são transmitidos via web, como o YouTube.

Segundo as empresas desenvolvedoras, para garantir uma transmissão sem soluços ou travamentos (tão comuns mesmo na melhor banda larga), é preciso ter redes dedicadas e garantir uma banda real mínima de 1,5 MB (podendo chegar a 4 MB dependendo do lugar). Por isso você ainda não poderá assistir em notebooks ou PCs. Por usarem a estrutura da internet mas não acessarem diretamente a web, esses serviços ganharam o apelido de híbridos.

O serviço que será lançado pela Brasil Telecom, por exemplo, na aparência não difere muito de uma TV a cabo normal. O assinante recebe uma setup box (igual ao aparelho que é ligado à sua TV por assinatura para acessar os canais) e ,com ele, pode acessar o servidor de conteúdo da empresa. A partir daqui acabam as semelhanças: o usuário não está mais preso a horários, grade de programação ou mudanças de última hora. Ele faz sua programação, quando e na hora em que quiser, navegando pelos filmes e programas disponíveis, como num site.

Mas essa não é a única tecnologia sendo desenvolvida e disponibilizada. O Joost, por outro lado, usa a web para transmitir imagens de alta qualidade e, até o momento, consegue fazer isso de forma muito boa, mesmo para os números mais tímidos da banda larga brasileira.

Neste modelo, é possível assistir aos programas em qualquer computador com acesso à banda larga e, no futuro, em celulares e computadores de mão. Além do Joost, a inglesa BBC, um dos maiores canais de televisão do mundo, acabou de anunciar uma parceria inédita com o YouTube, empresa do Google, para disponibilizar seus programas através do site. Os vídeos serão gratuitos com publicidade.

(parte de uma reportagem de março de 2007)

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